Vai pra onde?

| Viçosa

Foto: primeiroasaber.com.br

Viçosa é um dos mais importantes municípios da Zona da Mata mineira e faz parte do Circuito Turístico Serras de Minas, com destaque para a Sede da Universidade Federal, uma das mais importantes do País e tido como um dos mais importantes centros de estudos agronômicos da América Latina. É uma cidade jovem, com uma intensa vida noturna e cultural

 

Viçosa está situada entre as Serras da Mantiqueira, do Caparaó e da Piedade. Apesar de o relevo ser majoritariamente acidentado, por estar localizada no meio de um vale montanhoso, a cidade se destaca pela sua verticalização, não observada nas cidades de porte equivalentes no estado de Minas Gerais, sendo considerada a quarta cidade com maior número de construções com mais de quatro pavimentos em todo o estado. A vegetação original da região é do tipo floresta tropical e pertence ao ecossistema da Mata Atlântica. No processo de colonização, foi substituída pelo cultivo do café, que deixou marcas nos aspectos físicos da paisagem atual e no aspecto socioeconômico da região.

viçosa.jpg

Foto: guia do turismo brasil

ufv_edited.jpg
Atrações mais visitadas

Igreja Matriz Santa Rita de Cássia

No auge do Ciclo do Ouro, a região dos garimpos gerou a fartura financeira com as riquezas das Gerais. Tinha-se o dinheiro, porém o mercado não estava abastecido. Tal situação deu origem à expansão das fazendas; época em que a colonização alcançou as verdes matas batizadas como Santa Rita do Turvo, filiada à Freguesia de São Manoel do Pomba.

Sinais de fé e devoção também faziam parte da bagagem das caravanas. Foi no lombo dos animais cargueiros, escalando morros e descortinando encostas, atravessando rios, vales e montanhas que a devoção a Santa Rita de Cássia veio aportar-se nestas paragens. Alojou-se na alma do povo e veio transpondo as colinas e vales da História destes séculos em que SANTA RITA DE CÁSSIA tornou-se a mais consolidada referência na expressão de fé desta urbe universitária. - Fonte: santaritavicosa.com.br

igreja-matriz-de-santa_edited.jpg

Igreja Matriz Santa Rita de Cássia - Foto: tripAdvisor

Casa Arthur Bernardes

A Casa Arthur Bernardes é um museu dedicado à memória de Arthur da Silva Bernardes, ex-presidente do Brasil natural da cidade de Viçosa e que residia temporariamente na mesma casa construída entre 1922 e 1926 e atualmente mantida pela Universidade Federal de Viçosa.

É um dos espaços mais expressivos da memória da cidade de Viçosa. O casarão guarda uma parcela significativa do mobiliário original e objetos pessoais pertencentes a um dos presidentes mais ilustres do país e sua família. 

casa arthur bernardes.png

Casa Arthur Bernardes - Foto: UFV

museu historico ufv.png

Museu Histórico - Foto: UFV

Museu Histórico da Universidade Federal de Viçosa

O Museu Histórico da Universidade Federal de Viçosa foi criado em 26 de agosto de 1986 com a finalidade de estudar fontes históricas, coletar, guardar, classificar e expor objetos referentes à memória institucional e divulgação do patrimônio, bem como constituir-se num dos elementos básicos para a difusão cultural e extensão universitária.

O Museu Histórico abarca as origens, os pioneiros e a memória da construção da Universidade Federal de Viçosa. Ligado a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e a Divisão de Assuntos Culturais, o espaço possui um acervo com mobiliário original, peças de laboratório e outros materiais utilizados em diversos cursos no início da trajetória da UFV.

ed arthur bernardes_edited.jpg

Edifício Arthur Bernardes - Foto: Mateus S. Figueiredo

Edifício Arthur Bernardes

Possui beleza e valor arquitetônico, por integrar o estilo Eclético, bastante difundido no Brasil no início do século XX, além do valor histórico e cultural para a comunidade viçosense. 


Construído entre 1922 e 1926, a edificação tinha por objetivo abrigar a sede principal da ESAV – Escola Superior de Agricultura e Veterinária, atual UFV. Foi erguida paralelamente aos edifícios que hoje abrigam a Reitoria, o Alojamento Velho e a Casa de Hóspedes desta mesma instituição.

Museu de Zoologia João Moojen

A coleção de peças zoológicas do Museu de Zoologia da Universidade Federal de Viçosa teve início em 1933, através do Prof. João Moojen, tendo sido prosseguida por seu antigo aluno, Prof. José Candido de Melo Carvalho até 1946. Hoje, o Museu de Zoologia João Moojen possui mais de 20 mil peças zoológicas em seu crescente acervo, incluindo fósseis, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, em sua maioria coletados na região de Viçosa e no estado de Minas Gerais.

Pinacoteca da UFV

A Pinacoteca da Universidade Federal de Viçosa é um espaço de incentivo ao lazer cultural e à expressão artística. Promove  exposições, aulas, performances, lançamentos de livros e jornais, encontros para debates, cursos e estágios na área de produção cultural, sendo também utilizada como fonte de pesquisa. Possui um rico acervo composto por obras de arte contemporânea brasileira, resultado de doações espontâneas de colecionadores e artistas.

Viçosa no Instagram

Uma seleção dos IG's mais populares ou relevantes da cidade

prefs insta.png
ufv insta.png
bellasvicosa.png
doce de leite.png
fazendinha insta.png
vicosaurgente.png
Dicas e Indicações 
arte e sabor vicosa_edited.jpg
Para Comer
Restaurante Arte e Sabor

Comida mineira, drinks e a agradável opção de sentar à mesa ao ar livre em um vibrante jardim, cercado de arte e cores. Almoço e jantar. 
villaalfa_edited.jpg
Para Comer
Restaurante Villa Alfa

Comida brasileira e frutos do mar. Aberto para jantar todas as noites, e para almoço aos domingos. Localizado no Alfa Hotel. Tradicional na cidade. 
cine-calcadao.png
Lazer
Cine Calçadão

Confira os filmes em cartaz e não se esqueça da pipoca! 
vicine.png
Lazer
Festival de Cinema de Viçosa

O evento acontece entre os dias 16 e 19 de dezembro, em formato híbrido: virtual e presencial.
barleao.jpeg
Bar
Leão Rock Bar

Público jovem e música ao vivo em ambiente descontraído.
Desde 1979!
Sabe de algo interessante em Viçosa e acha que deveria estar aqui? Entre em contato!