São Bartolomeu

O distrito de Ouro Preto, que concorreu pelo selo de “Melhores Vilas Turísticas do Mundo
tem história, doces artesanais, belezas naturais e ótimas hospedagens

sao-bartololeu1_edited.jpg

A vila foi um dos três destinos rurais brasileiros selecionados para concurso realizado pela Organização Mundial do Turismo (OMT), agência das Nações Unidas

Uma bicentenária produção de doces artesanais em um vilarejo bem preservado de 730 habitantes rodeado por montanhas da Floresta Estadual do Uaimii. Essas foram as características que chamaram a atenção do Ministério do Turismo (MTur) para selecionar São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, como um dos três destinos brasileiros que vão participar do concurso que dará o selo de "Melhores Vilas Turísticas do Mundo", promovido pela Organização Mundial do Turismo (OMT), agência das Nações Unidas.

O distrito rural está a 18 quilômetros da sede de Ouro Preto e foi fundado nos anos finais do século 17 pelos bandeirantes, em busca do ouro, sendo um dos mais antigos de Minas Gerais.

 

sao-bartololeu2_edited.jpg

Entre os vestígios do período áureo, destaca-se a Igreja de São Bartolomeu, localizada no centro do distrito, cujos altares apresentam o Estilo Nacional Português. As características arquitetônicas dessa igreja – com três janelas, torres com telhadinho e cunhais de madeira – é típica das primeiras construções em Minas Gerais.

Santo que dá nome ao local também é padroeiro do distrito, São Bartolomeu (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)

Entre os vestígios do período áureo, destaca-se a Igreja de São Bartolomeu, localizada no centro do distrito, cujos altares apresentam o Estilo Nacional Português. As características arquitetônicas dessa igreja – com três janelas, torres com telhadinho e cunhais de madeira – é típica das primeiras construções em Minas Gerais.
 

São Bartolomeu possui um casario setecentista (século 18), sendo que algumas dessas casas contam com oratórios públicos inseridos nas construções. As belezas naturais de São Bartolomeu também devem ser destacadas, já que a localidade fica às margens do Rio das Velhas e é cercada pelo Parque Estadual do Uaimii, o que possibilita os passeios nas trilhas e cachoeiras ao redor da localidade.
 

Nós aqui do Zona da Mata super concordamos com o fato de que, para além das atrações da vila em si, a viagem fica ainda mais interessante devido à proximidade com a Floresta Do Uaimii e todos os seus belíssimos cenários, como você poderá observar nas imagens a seguir, e claro, pelo fato de Ouro Preto estar bem pertinho, possibilitando vários passeios. É um roteiro realmente imperdível!

sao-bartololeu-instagram1_edited.jpg

Instagram: @anatolyqueiroz

sao-bartololeu-instagram4_edited.jpg

Instagram: @isis.sendoeu

sao-bartololeu-instagram2_edited.jpg

Instagram: @flavio_farah

tiagoviana_trompete-instagram_edited.jpg

Instagram: @tiagoviana_trompete

Floresta Estadual de Uaimií

A Floresta de Uaimii localiza-se no distrito de São Bartolomeu, na porção norte do município de Ouro Preto, a pouco menos de 90 km de Belo Horizonte. Funciona de segunda a segunda, inclusive feriados, das 07 às 17hrs, e a entrada é franca.

Uaimii era a denominação indígena para o rio das Velhas, que depois foi alterada para Guaicuí, que quer dizer "rio das velhas tribos descendentes". O rio possui grande relevância ambiental e econômica na formação do estado de Minas Gerais.

Trata-se da segunda Floresta Estadual de Minas, que abriga um importante remanescente de mata atlântica e espécies endêmicas de flora e fauna. Foram registradas 36 espécies de mamíferos na região, das quais oito são ameaçadas de extinção. As quedas d´água e pequenas cachoeiras estão presentes em abundância.


























 

mapa-uaimii.png
sao-bartololeu-instagram5_edited.jpg

Instagram: @naoth

bartolomeu_edited.jpg

Instagram: @firmorodrigo via @saobartolomeu.mg

Aqui tem um vídeo bem legal sobre a Floresta Estadual de Uaimií:

Estrada + localização + trilhas + cachoeiras !!!


 

Hospedagem
 

| Pousada São Bartolomeu

A Pousada está instalada em um sobrado em estilo barroco construído há mais de 200 anos. O ambiente familiar, a hospitalidade natural do povo da região, a boa comida, as suítes confortáveis, o frio ameno das montanhas, o silêncio e o cantar dos passarinhos ao amanhecer são atrativos que encantam.

Ela está situada próxima à Igreja Matriz de São Bartolomeu, a Igreja de Nossa Sra. das Mercês e o Casarão do centro, pontos turísticos que despertam o interesse dos visitantes. Indicamos!
 

imagem5_edited.jpg
imagem4.png
imagem1_edited.jpg
imagem2_edited.jpg
imagem3_edited.jpg
restaurante_edited_edited.jpg
acomodacao_edited.jpg
anexo_acomodacoes.png

A Pousada é um charme e perfeita para uma imersão na natureza e nessa atmosfera colonial típica das cidades históricas de Minas, recomendamos!

Outras informações e reservas podem ser feitas aqui no site do estabelecimento.

 

Até a próxima!

 

Leia também: