• Daniel Granato

Universidades federais da Zona da Mata e Vertentes estão entre as 30 melhores do Brasil, aponta rank

A informação é do ranking Center for World University Rankings (CWUR), que avaliou mais de 19 mil instituições ao redor do globo. Na matéria mostramos o ranking das universidades brasileiras e mineiras também.

Universidade Federal de Viçosa — Foto: UFV/Divulgação

As universidades federais de Viçosa(UFV), Juiz de Fora(UFJF) e São João del Rei(UFSJ) estão entre 30 as melhores instituições de ensino superior do país. A informação é do ranking Center for World University Rankings (CWUR) – Centro de Rankings Universitários Mundiais, que avaliou mais de 19 mil instituições ao redor do globo.


Ranking nacional


A UFV ocupa o 919º lugar no ranking mundial, enquanto no ranking nacional, a instituição ocupa o 16º lugar. Além disso, a instituição apresentou uma pontuação geral de 70,7.


A UFJF também está entre as mil melhores instituições de ensino superior do mundo. No ranking, a instituição ocupa a 995º posição. Ainda segundo o levantamento, a UFJF está classificada como a 23ª instituição melhor avaliada no Brasil e apresentou uma pontuação geral de 70,3, mantida nos 3 últimos anos.


Já a UFSJ, aparece em 1.156º lugar no ranking mundial, enquanto no ranking nacional a instituição ocupa o 28º lugar. Além disso, a instituição apresentou uma pontuação geral de 69,3.


De todas as universidades brasileiras avaliadas na pesquisa, a Universidade de São Paulo (USP) é a melhor colocada, seguida pela Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No ranking mundial, as instituições ficaram em 103º, 346º e 361º, respectivamente.


Já no ranking estadual, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) aparece em primeiro, ocupando a 500º posição entre as melhores universidades do mundo.



Ranking universidades mineiras


1ª Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

2ª Universidade Federal de Viçosa (UFV)

3ª Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

4ª Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

5ª Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

6ª Universidade Federal de Lavras (UFLA)

7ª Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)

8ª Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Fonte: CWRUR



CWRU


O Center for World University Rankings (CWUR) é uma organização que fornece assessoria política, insights estratégicos e serviços de consultoria para governos e universidades para que possam melhorar os resultados educacionais e de pesquisa.


O CWUR pública rankings universitários globais confiáveis, conhecidos pela objetividade, transparência e consistência, que são confiáveis ​​por estudantes, acadêmicos, administradores universitários e governos de todo o mundo.




O ranking CWUR considera 4 critérios para avaliação:


Qualidade do ensino: medida pelo número de estudantes, relativo ao tamanho da universidade, que ganharam prêmios acadêmicos. Este critério equivale a 25% da nota;


Empregabilidade de egressos: medida pelo número de egressos da universidade que estejam nas mais altas funções executivas das maiores companhias do mundo; também em proporção ao tamanho da universidade. Equivale a 25% da pontuação;


Qualidade do corpo docente: medida pelo número de integrantes da universidade que tenham obtido prêmios acadêmicos. Este aspecto soma 10% da nota;


Performance em pesquisa: considera o total de artigos publicados, o percentual de estudos em periódicos mais bem qualificados e influentes e o número de citações. Este critério corresponde a 40% da avaliação.





Fonte: G1 - Universidades federais da Zona da Mata e Vertentes estão entre as 30 melhores do Brasil, aponta ranking internacional | Zona da Mata | G1 (globo.com)