• Redação

UFJF abre vagas para mestrado e doutorado em Educação

São 48 oportunidades distribuídas em 3 linhas de pesquisa. Veja como se inscrever.



A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), abriu processo seletivo para mestrado e doutorado.


Os candidatos interessados tem até 23h59 do dia 7 de fevereiro para se inscreverem por meio do formulário disponível no site da instituição. Ao todo, estão previstas 48 vagas para o segundo semestre letivo de 2022.


O candidato interessado ao mestrado, deve ser graduado em qualquer área de conhecimento em curso superior credenciado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).


Já ao doutorado, graduados e com título de mestre, reconhecido pela Capes, em qualquer área de conhecimento.


O envio de documentos necessários e exigidos pelo edital, serão aceitos somente em extensão .pdf. Não serão aceitas inscrições por correspondência, correio eletrônico ou qualquer outro formato de envio que não seja o indicado, assim como prazos.


Linhas de pesquisa


Trabalho, estado e movimentos sociais: investiga temas que dizem respeito à relação entre o Estado e a Educação em suas dimensões histórica, econômica e sociológica. Envolve os seguintes temas: política; gestão; avaliação; planejamento; sistemas educacionais; trabalho; tecnologia; política de formação docente; desigualdades; e movimentos sociais.


Linguagens, culturas e saberes: investiga as relações entre linguagem, cultura, currículo, saberes escolares e não escolares. Aborda questões relacionadas à construção do conhecimento; aos processos de ensino e aprendizagem; e às práticas educativas em diversos componentes curriculares. A formação de professores de diferentes etapas e modalidades da educação também se constitui como objeto de estudo nessa linha de pesquisa.


Discurso, práticas, ideias e subjetividades em processos educativos: nesta linha são focalizadas temáticas que priorizam a problematização da educação na relação com subjetividades, discursos, práticas e ideias, tais como: diferenças; linguagens; culturas; imaginários; temporalidades; memórias; cotidianos; relações de gênero; sexualidades; corporeidades; africanidades; e infâncias.


Processo seletivo


O processo seletivo é composto por 2 etapas para todos os inscritos: Avaliação e Classificação ou Não Classificação.


O resultado será divulgado por meio de lista nominal a partir da ordem decrescente as notas dos candidatos, no site do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, em 21 de março de 2022.



Fonte: G1