• Redação

Saiba onde o carnaval foi adiado ou cancelado em 2022!

Uma das principais festividades brasileiras sofreu alterações de data, ou cancelamentos, em decorrência do surgimento da variante Ômicron, da Covid-19, e a epidemia de Gripe.




Para evitar aglomerações e foco de transmissão da doença Covid-19, algumas cidades e regiões já anunciaram ter seu Carnaval adiado ou cancelado em 2022. Abaixo você confere uma lista com essas localidades.


  • JUIZ DE FORA (MG)

Bastante conhecida por seus dias de pré-Carnaval, Juiz de Fora decidiu cancelar o carnaval de 2022! Na manhã do dia 07 de dezembro (terça-feira), a Prefeitura de Juiz de Fora, comunicou por meio de sua página oficial que, em decorrência do surgimento da variante Ômicron da Covid-19 no município e as recomendações de cautela apontadas pelas autoridades sanitárias, o Carnaval de 2022 está cancelado. A Prefeitura informou também que está discutindo com a sociedade e agremiações carnavalescas os procedimentos para a próxima edição do evento (2023). Responsáveis por blocos em espaços fechados, como o Baile do Come Quieto e o Carnavrau, não são afetados pela decisão.


  • DISTRITO FEDERAL

Segundo a Agência Brasilia, o carnaval na região do Distrito Federal também foi cancelado. A decisão ocorreu devido ao retorno do crescimento das infecções por covid-19, o surgimento de uma nova variante de influenza, bem como recomendações de médicos e infectologistas.


  • RIO DE JANEIRO

No dia 04/01 (quarta-feira), a Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou o cancelamento do carnaval de rua em 2022, devido ao aumento de casos da variante ômicron, e a dificuldade de controle da transmissão em espaços abertos. Os desfiles de escola de samba na Sapucaí, no entanto, foram mantidos. Paes propôs ainda, a realização de eventos dos blocos em espaços onde o controle de vacinação seria possível - como o Parque Olímpico - ao longo do mês de fevereiro, mas a proposta não foi aceita pelos representantes dos blocos.


  • SALVADOR (BA)

Salvador, capital da Bahia e também do Carnaval no país, anunciou no dia 03/01 (segunda-feira) o cancelamento do seu carnaval de 2022! A decisão, como apontada pelo governador, se deve ao atraso na vacina de mais de 2 milhões de baianos, além da epidemia de gripe que sobrecarrega o sistema de saúde. As festas privadas, como o Camarote Salvador, não sofrem com a decisão desde que respeitem as políticas sanitárias: as festas não podem ter mais de 5000 pessoas (todas com comprovante de vacinação em dia), e devem ter licenciamento da prefeitura.


  • RECIFE (PE)

A capital do frevo, Recife, também anunciou no dia 05/01 (quinta-feira), a suspensão da programação de carnaval. A decisão ocorreu pouco tempo depois de sua vizinha, Olinda, também cancelar a festividade, e se deve ao surto de gripe. Ainda, segundo a prefeitura de Recife serão realizadas reuniões para discutir a possibilidade da festa ser realizada em outra época do ano.


  • SÃO PAULO (SP)

No dia 06/01 (quinta-feira), o prefeito de São Paulo anunciou o cancelamento oficial do carnaval de rua da capital em 2022. Antes do anúncio, os blocos de rua já haviam anunciado que não participariam da festa, ainda que fosse acontecer. A capital, no entanto, assim como comunicado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, optou por mantes os desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi, desde que a Liga aceite os protocolos sanitários.



Fonte: Zine Cultural