• Daniel Granato

Operação 'O Mecanismo': policial tem prisão prorrogada e apreensões chegam a 55mil na Zona da Mata

Além da prorrogação da prisão, dois agentes penitenciários foram afastados dos cargos. A operação desencadeada pelo Gaeco investiga a existência de um complexo esquema criminoso que consiste na entrada de drogas e outros materiais ilícitos em presídios.


Geaco divulga nova apreensão na Operação 'O Mecanismo' — Foto: MPMG/Divulgação


A policial penal que havia sido presa no dia 29 de abril na Operação "O Mecanismo", na Zona da Mata, teve a prisão temporária prorrogada. Além disso, dois agentes penitenciários foram afastados do cargo. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (4) pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), que confirmou que foram apreendidos aproximadamente R$ 55 mil em dinheiro.


A operação desencadeada pelo MPMG, através do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), investiga a existência de um complexo esquema criminoso formado por policiais penais, agentes públicos, presos e pessoas ainda não totalmente identificadas, que consiste na entrada de drogas, demais materiais ilícitos e aparelhos celulares no interior de estabelecimentos prisionais mediante o pagamento de propina e favores indevidos.


Entenda


O MPMG deflagrou a Operação "O Mecanismo" com o objetivo de combater a corrupção no sistema prisional, tráfico de drogas e associação para o tráfico na Zona da Mata.


A ação foi realizada por meio do Gaeco em conjunto com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Polícia Militar (PM).


A operação é destinada a apurar e reprimir a prática dos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, concussão, prevaricação em forma especial, associação criminosa, tráfico e associação para o tráfico de drogas.


A operação já havia realizado o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão temporária, bem como ao afastamento do cargo de dois agentes públicos. Um policial penal e outra pessoa foram presos em flagrante durante as buscas, em razão da apreensão de munições e de porções de cocaína.



Fonte: G1 - Operação 'O Mecanismo': policial penal tem prisão temporária prorrogada e apreensões já chegam a R$ 55 mil na Zona da Mata | Zona da Mata | G1 (globo.com)