• Redação

Instagram trabalha em nova função bastante aguardada por usuários



O Instagram está desenvolvendo um recurso que permite aos usuários editar o feed e reordenar fotos e vídeos já publicados no perfil da rede social. A possibilidade de edição da grade, muito pedida por aqueles que se preocupam em manter um feed organizado, não alteraria a data de publicação de conteúdo, interferindo apenas na visualização. A ferramenta está em estágio inicial de desenvolvimento e ainda não tem previsão de lançamento.


A companhia não fez qualquer anúncio oficial em relação à novidade, mas o recurso foi detectado pelo desenvolvedor Alessandro Paluzzi, conhecido por antecipar novidades do Instagram. Ele encontrou telas de acesso à função vasculhando o código fonte do aplicativo. Ao TechTudo, um porta-voz da Meta afirmou que o recurso "é um protótipo interno ainda em desenvolvimento e não está sendo testado externamente".

Instagram trabalha em função que permitirá mudar ordem de posts do feed — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo

Paluzzi publicou as capturas de tela no Twitter. Observando a publicação, é possível identificar como a ferramenta deve funcionar quando for lançada. A primeira imagem mostra que o menu de edição do perfil poderá ter uma nova opção chamada “Editar Grade”. O botão dá acesso ao recurso para reorganizar o feed.


A segunda captura, por sua vez, mostra a função em ação. Ao que tudo indica, o ajuste é feito no estilo arrastar e soltar: os usuários poderão reorganizar o conteúdo movendo os quadrados com o dedo, para mudar a grade conforme desejarem. Depois desse processo, bastaria tocar em “Done” para salvar as alterações.



Recurso para editar o feed do Instagram em funcionamento — Foto: Reprodução/ Alessandro Paluzzi

Vale relembrar que a função está em estágios iniciais de desenvolvimento, e que não há previsão de quando ela será liberada para todos os usuários do aplicativo, disponível para Android e iPhone (iOS). Além disso, detalhes do funcionamento podem ser alterados até o lançamento oficial.

Atualmente, os conteúdos publicados no Instagram são dispostos em ordem cronológica — os mais recentes ficam mais acima da grade; os mais antigos, no final. Interessados em criar um feed organizado e harmônico podem recorrer a aplicativos para planejar a grade.



Fonte: Techtudo