• Redação

FOTOS: por causa da chuva, Rio Pomba transborda em Cataguases e inunda cidade


Rio Pomba em Cataguases transborda e cidade fica inundada


O Rio Pomba, em Cataguases, transbordou. O volume de água do Rio está em 7,61 metros acima do normal, conforme medição realizada às 20h deste domingo (9).


Segundo a Prefeitura, para o rio sair da caixa era necessário que a água atingisse 5,50 metros acima do leito, ou seja, já saiu da caixa e transbordou. Atualmente, são 120 pessoas desalojadas. As escolas municipais servem de abrigo para a população atingida e como centro de doação.

O Pelotão de Emergência Ambiental e Desastre (Pemad) do Corpo de Bombeiros de Juiz de Fora foi para o município para ajudar no resgate de pessoas. Um bote motorizado e equipamentos de segurança são usados. Conforme a assessoria, houve muitos acionamentos e o número de ocorrências ainda é contabilizado.


Às 18h deste domingo, o rio estava 7,55 m acima do normal. Desde a manhã de sábado (8), o volume de água do Rio Pomba é monitorado pela Defesa Civil. Na primeira medição feita, o nível de água estava em 4,44 m.



Rio transborda em Cataguases e cidade fica inundada — Foto: Reprodução/Redes Sociais


A situação está em alerta laranja: significa que a subida do rio está acima do normal do nível monitorado, com previsão de elevação. O monitoramento continua, todos devem ficar ainda mais atentos e tomem medidas de auto proteção.

Saúde

Em comunicado emitido pela Prefeitura na noite deste domingo (9), o funcionamento das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) tiveram os horários alterados.

"Temos profissionais de saúde com dificuldades de chegar aos locais de atendimento e unidades com dificuldade de acesso", citou o comunicado.



Funcionamento das unidades de saúde em Cataguases é alterado — Foto: Prefeitura/Divulgação


Ajuda para a população

Visando atender as pessoas afetadas pelas consequências das chuvas em Cataguases, a Prefeitura oferece abrigos provisórios instalados nas escolas municipais Flávia Dutra e Maria José Peloso e no Albergue. Atualmente, há 120 pessoas nos locais. Os abrigos oferecem refeições, roupas de cama e itens de banho.


A Escola Municipal Antônio Amaro e a Creche do Bairro Pampulha também já estão prontas para receber aqueles que necessitam de assistência. Todas as equipes da Prefeitura de Cataguases estão de plantão atendendo às necessidades da população de Cataguases. Vereadores também estão disponibilizando carros particulares para o transporte de doação e famílias.



Chuva causa estragos em Cataguases — Foto: Reprodução/Redes Sociais


Neste domingo, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para a região da Zona da Mata que vai até a manhã de segunda-feira (10). Em casos de dúvida ou situação de emergência, necessidade de mudanças, alojamento e afins, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil.


  • 3429-2590 , que também funciona como WhatsApp;

  • 199;

  • 3422-1066 (ramais: 254, 203 e 217)

Ocorrências

A Prefeitura, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social, Obras e da Defesa Civil, atendeu a uma ocorrência de deslizamento no Beco São José, no Bairro Pouso Alegre. Ninguém ficou ferido.


A reportagem entrou em contato com a Defesa Civil para saber quantas ocorrências foram registradas e aguarda retorno. O Corpo de Bombeiros informou foram muitos acionamentos e que ainda coleta as informações que serão repassadas em breve.

Monitoramento do Rio

O nível de água dos rios Poma e Meia Pataca é monitorado diariamente pela Defesa Civil. Na manhã de sábado (8), a Prefeitura informou que o nível do Rio Pomba estava em 4,44 m, e alertou, ainda, que o Meia Pataca também estava cheio e que, por isso, a cidade estava em estado de alerta.


No início da tarde, o nível do Rio Pomba chegou a 4,53m. Conforme divulgado, para sair da caixa, precisaria atingir 5,50 m. Por volta das 15h30, o Rio Poma baixou 3 centímetros e o Rio Meia Pataca estava estável, sem riscos de transbordo.


No início da noite, voltou a subir, chegando a 4,70 m. Em postagem nas redes sociais, a Defesa Civil de Cataguases e a Assistência Social, seguem em plantão atentas às ocorrências e no atendimento à população. Ainda não há registros situações de alagamento em algum ponto da cidade.

Fonte: G1