• Redação

Carnaval 2022: algumas das principais cidades da Zona da Mata e Vertentes mantêm ponto facultativo

Agenda de Juiz de Fora, Barbacena, Ubá, Matias Barbosa, Muriaé, Visconde do Rio Branco e Viçosa. Entenda também a diferença entre feriado e ponto facultativo.


Desfile da Banda Daki em Juiz de Fora em 2019, foto de arquivo e ilustrativa — Foto: Vagner Tolendato/g1


Por mais um ano, a pandemia do novo coronavírus afetou a folia de carnaval no Brasil. Na Zona da Mata e Campo das Vertentes, os tradicionais desfiles, blocos e festas foram cancelados como forma de combater a disseminação da doença.


Apesar de o carnaval não ser considerado feriado nacional, alguns estados e cidades declararam feriados locais ou ponto facultativo. Por isso, o g1 entrou em contato com prefeituras das regiões para saber se o recesso será mantido. (Veja abaixo as informações).


Na última quarta-feira (2), o governo de Minas Gerais também anunciou ponto facultativo para os servidores do estado durante o carnaval, nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março.


Vai ter ponto facultativo?


A reportagem entrou em contato com as prefeituras de Juiz de Fora, Barbacena, Ubá, Matias Barbosa, Muriaé, Visconde do Rio Branco e Viçosa.


Foi feito contato também com as cidades de Carangola, Faria Lemos, Tombos, São Francisco do Glória, Vieiras, Eugenópolis, Antônio Prado de Minas, Rosário da Limeira, São João del Rei e Leopoldina, mas não houve retorno até a publicação desta matéria.


Juiz de Fora


De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora, ainda não houve uma definição municipal sobre a situação. No entanto, conforme calendário divulgado no início deste ano, está previsto a paralisação nos seguintes dias:


28 de fevereiro (segunda-feira): Véspera de Carnaval;

1º de março (terça-feira): Carnaval;

2 de março (quarta-feira): Quarta-Feira de Cinzas.

Em 2021, a Administração publicou uma portaria que revogou os pontos facultativos do carnaval 2021.


Barbacena


Em Barbacena, mesmo com o cancelamento da folia, será considerado ponto facultativo nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março.


Ubá


Conforme Decreto Municipal 6.721/2022, os dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março também foram definidos como ponto facultativo.


Muriaé


Mesmo com o cancelamento das festividades de carnaval, o calendário segue mantido no município. Portanto, haverá recesso e as atividades voltam ao normal no dia 2 de março, a partir das 12h.


Viçosa


A Prefeitura informou que deverá permanecer o ponto facultativo no dia 28 de fevereiro e feriado em 1º de março e 2 até 12h, mas sem nenhuma programação festiva em Viçosa.


Matias Barbosa


Diferentemente das outras cidades, as atividades seguirão normal, sem ponto facultativo ou feriado, em Matias Barbosa.


Além da não realização das festividades de carnaval, a Prefeitura ressaltou que não irá apoiar os blocos carnavalescos, e vetou a saída desses grupos em praças e outros espaços no município. A medida vem de encontro as ações de combate à Covid-19.


Visconde do Rio Branco


O município de Visconde do Rio Branco informou que será ponto facultativo no dia 28 de fevereiro e 2 e 3 de março. Já no dia 1º do próximo mês, feriado municipal.


Qual a diferença entre feriado e ponto facultativo?


Os feriados são regulados por lei e determinam a proibição do trabalho, tanto no setor público quanto privado, durante os dias de folgas nacionais e religiosos. Com exceção de casos de serviços essenciais, que devem receber dobrado na data, ou então, ter compensação de folga.


Já o ponto facultativo desobriga o expediente dos órgãos públicos. No caso do setor privado, cabe ao empregador decidir se os funcionários irão ou não trabalhar. Caso ele decida não aderir a data, não é necessário pagar remuneração extra.


Cancelamento da folia


Tradicional no Brasil, o carnaval arrasta foliões em toda parte, inclusive cidades da Zona da Mata e do Campo das Vertentes. Entretanto, devido à pandemia de Covid-19, municípios como Matias Barbosa, Rio Novo, Carangola, Juiz de Fora, São João del Rei, Barbacena, Rio Pomba anunciaram recentemente a não realização da folia em 2022.


Cidades como Carangola, Faria Lemos, Tombos, São Francisco da Glória, Vieiras, Eugenópolis, Antônio Prado de Minas e Rosário da Limeira, que fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Mata Leste, também anunciaram o cancelamento, em janeiro deste ano.



Fonte: G1