• Daniel Granato

Beco da Cultura é inaugurado em Juiz de Fora com atração do samba; confira

O espaço será aberto a grupos artísticos para ensaios e apresentações no Complexo Mascarenhas.


Centro Cultural Bernardo Mascarenhas em Juiz de Fora — Foto: Prefeitura de Juiz de Fora/Divulgação

A Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) inaugura nesta sexta-feira (6), às 19h, o Beco da Cultura, em Juiz de Fora. O espaço fica no corredor entre o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM) e a Biblioteca Municipal Murilo Mendes, ambos no Complexo Mascarenhas, na Avenida Getúlio Vargas, no Centro.


O espaço será disponibilizado aos artistas interessados em promover ensaios ou apresentações abertas ao público. Não é permitida a comercialização de ingressos para os atos artístico-culturais no local, nem venda de alimentos e bebidas.


O Beco da Cultura permanecerá aberto durante a semana entre 18h e 21h30, exceto às quartas-feiras devido à feira noturna na Praça Antônio Carlos. Nas datas em que houver eventos no CCBM ou na Biblioteca Municipal, a agenda também permanece fechada.


Os interessados em utilizar outros dias da semana devem formalizar a solicitação, apresentando um resumo da proposta e um pequeno histórico do grupo, coletivo ou artista pelo e-mail espacos.funalfa@gmail.com. É necessário também informar eventuais demandas de infraestrutura, como pontos de luz e banheiro químico.


O Beco da Cultura tem por intuito atender a demanda da classe artística com espaço de ensaio e apresentação, além de ampliar as atividades culturais.


“Essa inauguração simboliza também a ocupação e a recuperação de um espaço de referência em nossa cidade, com grande fluxo de pessoas”, afirmou a diretora-geral da Funalfa, Giane Elisa Sales de Almeida, ao se referir ao Complexo Mascarenhas.


O show de estreia é do projeto “Batuque na Roda”, idealizado e coordenado por Fabrícia Valle, que tem apresentações marcadas todas às sextas-feiras. A iniciativa promove rodas didáticas e outros eventos relacionados ao samba.


“A iniciativa também representa a possibilidade de dinamizar a cena musical e estabelecer a interseção com pessoas que estão vivenciando e produzindo samba nos quintais de casa e em outros espaços da cidade,” afirmou Fabrícia Valle.



Fonte: G1 - Beco da Cultura é inaugurado em Juiz de Fora com atração do samba; confira | Zona da Mata | G1 (globo.com)