Vai pra onde?
Alto Caparaó

Foto: Wikipedia
É exatamente na divisa de Espírito Santo e Minas Gerais - nordeste da Zona da Mata - que está localizada a Serra do Caparaó, que abriga o maior número de montanhas e cachoeiras do país, em sua grande maioria no Parque Nacional do Caparaó, que em 1961, por decreto do então presidente Jânio Quadros, foi criado com o objetivo de garantir a proteção dos recursos naturais ali existentes e aproximar a população do ecoturismo.
O Parque tem ganhado notoriedade no últimos anos, graças aos registros de montanhistas nas redes sociais com fotos deslumbrantes da região. As pessoas acabam atraídas pela beleza, e ao se informarem mais a fundo sobre o local cresce a curiosidade e a vontade de realizar as atividades do Parque Nacional do Caparaó.
Quem curte uma boa aventura, e uma boa dose de adrenalina, sem dúvida vai amar saber que ali que está o terceiro ponto mais alto de todo o Brasil, o Pico da Bandeira, que conta com 2.892 metros de altitude. No topo do pico é possível conferir diferentes regiões, além de uma visão deslumbrante, prova disso é que os visitantes costumam subir o Pico da Bandeira à noite para que possam apreciar o nascer do sol mais bonito do Brasil. Além das trilhas e cenários, os visitantes podem se deliciar com banhos de cachoeira e piscinas naturais de tirar o fôlego por suas belezas..
Parque Nacional do Caparaó

Foto: Wikipedia

Como Chegar
Quem deseja ir ao Parque Nacional do Caparaó pelo estado de Minas Gerais deve seguir para o município de Alto Caparaó - MG. Não há voos para a região, mas ao optar por esse meio de transporte, é possível fazê-lo pelo aeroporto de Vitória, distante 225 km, e depois completar o trajeto por estrada, pela BR-262, viajando de carro.
Para quem sai de BH, o caminho é pela BR-262 também, e a distância total é de 330 km. Saindo de São Paulo e do Rio, o acesso é pela BR-116. De São Paulo até o destino são 910 km, e do Rio, 430 km.

Foto: Montanhismo e Liberdade

Foto: Dreampass
Quando Ir e Atrações
A melhor época para conhecer a região é de maio a agosto, quando as chuvas não são constantes e as subidas se tornam mais seguras.
Pico da Bandeira
O Pico da Bandeira não é apenas o ponto mais alto, é também um dos pontos históricos, já que sua história se inicia em 1859 quando o imperador Dom Pedro II solicitou que uma bandeira fosse hasteada no pico mais alto do Brasil. Foi a partir daí que o nome Pico da Bandeira passou a existir. Vale ressaltar que até 1968 este foi o ponto considerado como mais alto do nosso país, o título passou para o Pico da Neblina.
Mesmo sendo um dos lugares mais altos do Brasil, o Pico da Bandeira é a mais acessível das montanhas de grande altitude do país. Existem trilhas tanto pelo lado do Espírito Santo quanto pelo lado de Minas Gerais e são bem sinalizadas.
Acesso capixaba
O acesso no lado do Espírito Santo é pelo Portal Pedra Menina, localizado no município de Dores do Rio Preto. Depois tem mais 27 km até o povoado de Pedra Menina e mais 8 km até a Portaria do parque. Dentro do parque há mais 8 km de estrada que leva até o acampamento Casa Queimada, onde você deve deixar o carro e iniciar a trilha.
Acesso mineiro
O acesso pelo lado de Minas Gerais é pelo Portal Alto Caparaó no município de Alto Caparaó. Da pequena cidade até a portaria do parque são 10 km. Dentro do parque há mais 6 km de estrada até Tronqueira, onde você deve deixar o carro e iniciar a trilha.

Foto: Dreampass

Foto: Dayana Souza

Pico do Cristal
Trata-se da sétima montanha mais alta do Brasil, com seus 2.770 metros de altitude atrai visitantes de todos os cantos do Brasil e do mundo. Você pode chegar ao pico do cristal através de sua trilha de 1.5 km.
Ao ver o pico de cristal de longe em um primeiro momento parece impossível, mas não é, o nível de dificuldade da trilha vai de fácil à médio com uma duração que pode ir de 35 minutos a 2 horas. O prêmio para quem chega ao cume é o lindo cristal que deu nome ao pico.

Foto: Wikimedia Commons
Pico do Cristal
Trata-se da sétima montanha mais alta do Brasil, com seus 2.770 metros de altitude atrai visitantes de todos os cantos do Brasil e do mundo. Você pode chegar ao pico do cristal através de sua trilha de 1.5 km.
Ao ver o pico de cristal de longe em um primeiro momento parece impossível, mas não é, o nível de dificuldade da trilha vai de fácil à médio com uma duração que pode ir de 35 minutos a 2 horas. O prêmio para quem chega ao cume é o lindo cristal que deu nome ao pico.

Foto: Wikimedia Commons
Vale Verde
Incrivelmente lindo! Este é um local que possui uma natureza extremamente exuberante, deixando os visitantes maravilhados com suas riquezas naturais. Desde matas densas, até suas incríveis cachoeiras volumosas que formam as piscinas naturais que tornam a visita ainda mais fantástica.
A região também dá a possibilidade de acampamentos bem pertinho da região, a 600 metros. É uma área de camping bem estruturada com banheiros, estacionamento e até mesmo área para piquenique.

Foto: Felipe Almeida
Vale Encantado
Em tupi Caparaó significa “águas cristalinas que rolam das pedras”, esse nome é bastante sugestivo quando você tem o prazer de conhecer o Vale encantado, uma região que abriga piscinas naturais e cachoeiras com “águas mágicas”.
Águas cristalinas e deliciosas para um banho renovador. O vale possui várias piscinas naturais deslumbrantes, além de uma grande variedade de cachoeiras, incluindo a maior do parque: A cachoeira Bonita.
Caparaó no Instagram
Uma seleção dos IG's mais populares ou relevantes do parque e redondezas